
A estratégia Global Gateway é o contributo da UE para reduzir o défice de investimento a nível mundial, mobilizando até 300 mil milhões de EUR de investimentos para projetos sustentáveis e de elevada qualidade, tendo em conta as necessidades dos países parceiros e assegurando benefícios duradouros para as comunidades locais.
O setor privado é uma das principais partes interessadas na implementação da Estratégia Global Gateway juntamente com as instituições da UE e dos Estados-Membros da UE, os países parceiros e as instituições de financiamento do desenvolvimento, nomeadamente. O setor privado tem um papel fundamental a desempenhar na mobilização de investimentos e conhecimentos e no desenvolvimento de competências nos países parceiros.
Concretizada numa abordagem de Equipa Europa, a Estratégia Global Gateway pretende impulsionar os investimentos com vista a produzir um impacto transformador nos setores digital, do clima, da energia, da saúde e dos transportes, bem como reforçar os sistemas de educação e investigação em todo o mundo.
A estratégia Global Gateway é executada através de projetos na América Latina e Caraíbas; Médio Oriente, Ásia e Pacífico; África, Europa Oriental e Balcãs Ocidentais.
Explorar as iniciativas Global Gateway
Explore e saiba mais sobre os atuais projetos Global Gateway por país e por setor prioritário: setor digital, clima e energia, transportes, saúde e educação e investigação. Note-se que o setor clima e energia também abrange a agricultura, a água e as matérias-primas críticas.
Encontre informações sobre os projetos Global Gateway no mapa. Se tiver analisado as informações disponíveis em linha e quiser saber mais sobre um projeto ou falar sobre uma oportunidade específica de participação, contacte a Delegação da UE.
Mais informações sobre oportunidades de negócios nas regiões de Vizinhança e Alargamento da UE estão disponíveis na página web do ENEST.
Contribuir para a execução de projetos Global Gateway
Concursos e convites à apresentação de propostas
Visite a plataforma EU Tenders Portal para procurar convites à apresentação de propostas e concursos públicos publicados pelas instituições, agências e outros órgãos da UE. Utilize a opção «Todos os ficheiros» para selecionar os países parceiros e visualizar as respetivas propostas. Pode pesquisar por país, região e setor ou indicar a sua área de interesse (por exemplo, «energia») no menu de pesquisa para encontrar oportunidades em curso no seu domínio. Estão disponíveis um serviço de assistência e uma secção de orientação para apoiar a apresentação de propostas e pedidos de subvenção.
Os anúncios de concurso também podem ser consultados no sítio TED. Introduza a sua área de interesse (por exemplo, «digital») e, em seguida, filtre por região.
Além disso, consulte os sítios Web dos concursos dos Estados-Membros da UE. Pode igualmente consultar os sítios Web dos ministérios dos países parceiros, onde são publicados concursos para investimentos não executados diretamente pela UE.
Junte-se a projetos em curso
Os projetos Global Gateway criam novas oportunidades de negócio, mobilizando as partes interessadas e os recursos e eliminando os obstáculos para as empresas. Consulte a lista de projetos Global Gateway e verifique se estão a ser criadas novas oportunidades para a sua empresa. Para avaliar melhor as potenciais oportunidades económicas, pode receber informações adicionais contactando a delegação da UE ou a instituição competente dos Estados-Membros da UE.
Se pretender receber apoio para apresentar uma proposta de projeto relacionado com a Global Gateway, consulte os programas de apoio disponíveis para as empresas.
Se pretender apresentar uma proposta para um grande projeto de investimento estratégico e transformador, contacte, em primeiro lugar, a delegação da UE competente.
Apoio a iniciativas empresariais
A UE presta vários tipos de apoio financeiro e não financeiro a iniciativas empresariais. A este respeito, as delegações da UE facilitam o diálogo público-privado e acompanham os projetos de investimento a executar, nomeadamente através de assistência técnica, do desenvolvimento de competências, da melhoria do quadro regulamentar e do apoio financeiro. Os planos de ação nacionais e os programas indicativos plurianuais contêm informações sobre as prioridades setoriais definidas entre a UE e os países parceiros Estes documentos estão disponíveis nas páginas por país dos sítios Web das DG INTPA, ENEST e MENA.
As instituições de financiamento do desenvolvimento (IFD), as agências de crédito à exportação (ACE) dos Estados-Membros da UE e as agências de cooperação para o desenvolvimento prestam diversos serviços financeiros a iniciativas do setor privado em países parceiros. Saiba mais sobre as IFD e as ACE aqui. Além disso, verifique o apoio prestado pelos Estados-Membros da UE às empresas que operam no estrangeiro.
Outras iniciativas financiadas pela UE apoiam as empresas que operam nos setores abrangidos pela Estratégia Global Gateway em todo o mundo.
Para obter uma panorâmica dessas iniciativas clique aqui.
Exemplos de programas de apoio direto às empresas:
- FEDS+
O Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável Mais (FEDS+) é um instrumento de financiamento da UE que apoia os investidores privados e públicos. Proporciona diversos tipos de investimentos (por exemplo, empréstimos, capitais próprios, investimentos sob a forma de dívida, empréstimos em moeda local, etc.) em várias regiões (por exemplo, África Subsariana, América Latina, Ásia, Vizinhança Meridional e Oriental). Os investidores privados devem consultar os vários instrumentos do FEDS+ e dirigir-se ao ponto de contacto dos instrumentos que lhes interessam. - Get Invest
O programa GET.invest mobiliza o investimento em energias renováveis nos países em desenvolvimento. Ajuda as equipas de projeto a preparar o investimento e assegura a sua ligação com os financiadores. Facilita igualmente o acesso a instrumentos de apoio e financiamento europeus para todos os investimentos em energia verde em África. - ElectriFI
A iniciativa de financiamento da eletrificação ElectriFI é um mecanismo de investimento com um impacto de mais de 275 milhões de euros destinada a aumentar o acesso à energia limpa nos países em desenvolvimento. Visa apoiar investimentos que aumentem e/ou melhorem o acesso a serviços energéticos modernos, a preços acessíveis e sustentáveis. - AgriFI
O EDFI AgriFI é um mecanismo de investimento com um impacto de 120 milhões de EUR, financiado pela União Europeia, com um mandato para conceder financiamento a médio e longo prazo às empresas do setor privado ativas na cadeia de valor agroalimentar, com destaque para os pequenos agricultores. A oferta do EDFI AgriFI combina capital de investimento e assistência técnica. - D4D Hub
O Digital for Development Hub (D4D) é uma plataforma estratégica que visa reforçar a cooperação digital entre a União Europeia e os seus Estados-Membros (Equipa Europa) e os parceiros de África, Ásia-Pacífico, América Latina e Caraíbas, bem como os países vizinhos da UE. Promove a colaboração entre as várias partes interessadas, estimula os investimentos, facilita o diálogo e aumenta a coordenação. O grupo consultivo do setor privado do D4D Hub é a forma específica de as empresas participarem e debaterem propostas no contexto desta plataforma. - Switch Asia
A Switch Asia apoia a transição da Ásia, Médio Oriente e Pacífico para uma economia hipocarbónica, eficiente em termos de recursos e circular, promovendo simultaneamente padrões de produção e consumo sustentáveis e cadeias de abastecimento mais ecológicas entre estas regiões e a Europa. Concede subvenções em domínios como a eficiência energética em instalações industriais e habitações, nos setores agroalimentar e da pesca, têxteis e couro, turismo, logística e transporte de mercadorias.
Apoio às PME
A União Europeia reconhece o papel crucial que as pequenas e médias empresas (PME) desempenham na promoção do crescimento económico, da inovação e da criação de emprego. Para além dos programas de apoio acima referidos, a UE oferece um apoio específico para ajudar as PME a exportar e a investir fora da UE. Exemplos:
- Enterprise Europe Network (EEN)
A rede Entreprise Europe é a maior rede de apoio mundial para as PME com ambições internacionais. Os peritos em comércio internacional da Rede dispõem da experiência e dos recursos necessários para ajudar as PME a crescer e podem aconselhar sobre as melhores oportunidades de expansão a nível internacional. A EEN propõe uma vasta gama de serviços, incluindo estudos de mercado, criação de parcerias entre empresas, apoio à inovação, acesso ao financiamento e acesso a programas de financiamento da UE. - Helpdesk DPI
O serviço de assistência em matéria de direitos de propriedade intelectual (DPI) presta apoio de primeira linha gratuito às pequenas e médias empresas (PME) europeias, no que diz respeito à gestão, proteção e aplicação da PI em seis regiões diferentes: China, Europa, Índia, América Latina, Sudeste Asiático e África. Fornece igualmente uma biblioteca de materiais de apoio, como guias, estudos de casos e videoclipes.
Procure outros instrumentos da UE que apoiem a internacionalização das PME da UE.
Participe nos fóruns empresariais da UE
Os fóruns empresariais da UE são organizados em todo o mundo, reunindo as partes interessadas e as empresas da UE, os setores privados locais e representantes governamentais de alto nível. Estes fóruns facilitam o diálogo em torno dos temas prioritários da Estratégia Global Gateway.
As empresas são convidadas a participar nos fóruns empresariais da UE para encontrarem novos parceiros, divulgarem os seus projetos e participarem no diálogo público-privado.
- Conferências e cimeiras
- Conferências e cimeiras
- Conferências e cimeiras
- Conferências e cimeiras
- Conferências e cimeiras
Informações sobre o acesso ao mercado
A UE disponibiliza recursos em linha e apoio para ajudar as empresas a operar a nível mundial. Com o apoio da UE, o Centro de Comércio Internacional disponibiliza uma vasta gama de ferramentas de informação empresarial às PME, às grandes empresas e às organizações empresariais:
- O Trade Map (mapa do comércio mundial) fornece indicadores sobre o desempenho das exportações, a procura internacional, os mercados alternativos e os mercados competitivos, bem como um diretório de empresas de importação e exportação.
- O mapa de acesso ao mercado permite aos utilizadores aceder, comparar, analisar e descarregar informações sobre direitos aduaneiros, contingentes pautais, recursos comerciais e medidas não pautais aplicáveis a um bem específico em qualquer mercado do mundo.
- O mapa do potencial de exportação transforma a análise económica em informações comerciais práticas.
- O StandardsMap fornece informações sobre normas voluntárias de sustentabilidade (VSS), códigos de conduta, protocolos de auditoria, quadros de comunicação de informações e programas de sustentabilidade das empresas.
Melhor enquadramento empresarial
A UE contribui para um melhor enquadramento empresarial nos países parceiros. Tal ocorre através de uma vasta gama de ações, incluindo o diálogo e o apoio técnico e financeiro. O impacto destas atividades beneficia indiretamente o setor privado. Entre as principais atividades encontram-se as seguintes.
Os acordos de comércio e de investimento ajudam a melhorar o enquadramento empresarial nos países parceiros. Impulsionam o comércio e criam novas oportunidades, incentivam os investimentos da UE através de uma maior segurança jurídica e estabilidade, e incluem fortes compromissos em matéria de sustentabilidade.
A UE é o maior dador mundial de apoio orçamental. Este sistema implica transferências financeiras diretas para os tesouros dos países parceiros empenhados em reformas em matéria de desenvolvimento sustentável. Ao promover a transparência e a boa governação, o apoio orçamental contribui para a luta contra a corrupção e para a criação de um clima favorável aos investimentos privados nos nossos países parceiros.
O Instrumento de Assistência Técnica e Intercâmbio de Informações (TAIEX) presta assistência técnica entre pares e apoio estratégico para ajudar a executar reformas estruturais e melhorar as políticas regionais e ambientais. Peritos do setor público dos Estados-Membros da UE deslocam-se aos países parceiros para prestar aconselhamento durante um período máximo de 5 dias.
A geminação estabelece laços de cooperação institucional a médio e longo prazo entre as administrações públicas dos Estados-Membros da UE e os países beneficiários ou parceiros. Este mecanismo apoia o reforço das capacidades institucionais através de processos de reforma e da cooperação entre pares. Os projetos de geminação são geralmente executados ao longo de um período de 12 a 36 meses.
Contacte os parceiros Global Gateway
A Estratégia Global Gateway envolve um vasto leque de parceiros, cada um deles oferecendo um apoio único ao setor privado. Descubra a seguir os parceiros para conhecer as oportunidades e os instrumentos disponíveis no âmbito da Estratégia Global Gateway:
Delegações da UE — Representações diplomáticas
As 144 delegações da UE em todo o mundo podem proporcionar orientações e apoiar os investimentos da Estratégia Global Gateway pertinentes a nível local. As delegações da UE trabalham com os países parceiros e outros membros da Equipa Europa para executar as atividades da Estratégia Global Gateway a nível local e regional.
Instituições de Financiamento do Desenvolvimento (IFD)
As instituições internacionais e nacionais de financiamento do desenvolvimento (IFD) são bancos de desenvolvimento apoiados pelo Estado, criados para apoiar o desenvolvimento do setor privado nos países de rendimento baixo e médio. As IFD multilaterais da UE incluem:
- Banco Europeu de Investimento (BEI)
O BEI é simultaneamente um banco de investimento e um banco de desenvolvimento mundial, ativo na União Europeia e em todo o mundo. O BEI contribui para a Estratégia Global Gateway fornecendo soluções de financiamento, bem como conhecimentos técnicos e financeiros especializados para projetos liderados por partes interessadas públicas e privadas. - Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD)
O BERD é um banco multilateral de investimento que fornece uma vasta gama de produtos e serviços, tais como empréstimos, investimentos em capitais próprios, garantias comerciais e serviços de consultoria. Proporciona uma série de instrumentos dedicados às PME que abrangem dezenas de setores empresariais, empréstimos, investimentos em capital próprio e garantias e presta assistência às PME.
Neste quadro pode encontrar a IFD de cada Estado-Membro da UE. Clique no nome de cada instituição para aceder ao respetivo sítio Web.
Agências de Cooperação para o Desenvolvimento
As agências nacionais de cooperação para o desenvolvimento prestam apoio público ao desenvolvimento económico e público nos países em desenvolvimento. Estas agências executam e financiam projetos da Estratégia Global Gateway.
Neste quadro pode encontrar a agência nacional de cooperação para o desenvolvimento de cada Estado-Membro da UE. Clique no nome de cada instituição para aceder ao respetivo sítio Web.
Agências de Crédito à Exportação (ACE)
Estas organizações, sediadas em cada Estado-Membro, promovem as exportações e/ou os interesses económicos nacionais. Concedem empréstimos ou coberturas (seguros ou garantias) para ajudar a internacionalizar as empresas registadas no seu país.
Neste quadro pode encontrar a ACE de cada Estado-Membro da UE. Clique no nome de cada instituição para aceder ao respetivo sítio Web.
Organizações de promoção do comércio (OPC)
As OPC são organizações dos Estados-Membros da UE que apoiam a internacionalização de empresas registadas no seu país.
Neste quadro pode encontrar a OPC de cada Estado-Membro da UE. Clique no nome de cada instituição para aceder ao respetivo sítio Web.
Organizações empresariais europeias
As redes empresariais, como as organizações empresariais e as câmaras de comércio, são um bom ponto de partida para apoiar as empresas da UE no estrangeiro. Podem representar interesses a nível da UE, nacional ou setorial e estão frequentemente envolvidas na Estratégia Global Gateway.
Para mais informações e contactos, consulte a lista das organizações empresariais da UE ativas nos países parceiros.