Ir para o conteúdo principal
Parcerias Internacionais
Premio Lorenzo Natali 2024

Prémio Anual Lorenzo Natali 2024 – 32.ª edição

A excelência no jornalismo é celebrada há mais de três décadas através do Prémio Lorenzo Natali. Este é o principal prémio de jornalismo da UE, em homenagem ao antigo vice-presidente da Comissão Europeia, Lorenzo Natali, que promoveu e impulsionou fortemente as políticas de desenvolvimento europeias.

Desde a sua criação em 1992, o Prémio tem destacado histórias sobre questões importantes a nível mundial. O Prémio tem reconhecido jornalistas que trazem a público histórias sobre, por exemplo, o impacto humano no clima, as infraestruturas digitais, a igualdade de género, o desenvolvimento humano, o emprego, a paz, a governação e os direitos humanos, e este ano não será diferente.

Assinalando o 32.º ano de existência do prémio, as candidaturas ao Prémio Lorenzo Natali 2024 serão abertas  em 29 de maio de 2024. Incentivamos todas/os as/os jornalistas a candidatarem-se, enviando uma história elegível até  30 de junho de 2024 às 23h 59 CEST.

Participar neste concurso é a oportunidade perfeita para partilhar a sua história com o mundo. Vamos além das manchetes!

Candidatar-se agora!

Informações gerais sobre o prémio

As candidaturas podem ser submetidas em qualquer língua, mas devem ser acompanhadas de uma tradução numa das línguas do concurso: inglês, francês, espanhol, português ou alemão.

Os trabalhos  podem assumir várias formas, incluindo artigos escritos, conteúdos audiovisuais ou apresentações multimédia. As informações pormenorizadas sobre os termos e condições podem ser consultadas nas Regras do Prémio.

O Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali galardoa as reportagens de excelência sobre as questões de:

Categorias do prémio

Prémio de Melhor Jornalista Emergente
Prémio de Melhor Jornalista Emergente

Reportagens de jornalistas com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos no momento da apresentação da candidatura e publicadas por um meio de comunicação social sediado num dos países elegíveis. O Prémio de Melhor Jornalista Emergente oferece também uma oportunidade única de formação para dotar o/a vencedor/a com as competências necessárias para exercer um jornalismo de alta qualidade.

Prémio de Melhor Jornalismo de Investigação
Prémio de Melhor Jornalismo de Investigação

Reportagem publicada por um meio de comunicação social sediado num dos países elegíveis, cujo objetivo é revelar questões graves, como crimes, injustiças, corrupção ou irregularidades empresariais, e expô-las ao público.

Prémio de Melhor Jornalismo de Reportagem
Prémio de Melhor Jornalismo de Reportagem

Reportagem publicada por um meio de comunicação social sediado num dos países elegíveis, centrado em entreter, educar, envolver ou informar o público. Pode ser uma análise aprofundada a um acontecimento actual, situação, pessoa ou grupo da atualidade e pode abranger inovações e soluções para desafios atuais.

Prémio Especial – Fotojornalismo
Prémio Especial – Fotojornalismo

Reportagem publicada por um meio de comunicação social sediado num dos países elegíveis, em reconhecimento do impacto da narrativa visual ao transmitir realidades complexas do nosso mundo. Os trabalhos apresentados nesta categoria devem ser fotografias individuais.

Consulte a lista de países elegíveis.

O/a vencedor/a de cada categoria receberá um prémio de 10 000 EUR e o/a vencedor/a da categoria de Melhor Jornalista Emergente receberá também uma experiência de trabalho estimulante  ou um estágio com um parceiro dos  meios de comunicação social.

As/os vencedores/as serão anunciados na cerimónia de entrega do Prémio Lorenzo Natali, em Bruxelas, no final de 2024.

O Júri

Um Grande Júri composto por jornalistas de renome internacional e representantes das principais organizações não governamentais de todo o mundo escolherá as/os vencedoras/es em cada categoria.

O Júri será anunciado em breve, por isso, fique atento para conhecer o Grande Júri de 2024.

A Comunidade #NataliPrize

Vencedores anteriores

Desde a sua criação em 1992, o Prémio Lorenzo Natali já distinguiu mais de uma centena de jornalistas.

Os/as vencedores/as de 2023 foram selecionados entre mais de 700 candidaturas de todo o mundo.

Navegue no mapa para ver onde foi publicado o trabalho das/os vencedoras/es anteriores.

Quem foi Lorenzo Natali?

Perguntas frequentes

Documentos relacionados

28 DE MAIO DE 2024
Prémio Natali 2024 Regras
28 DE MAIO DE 2024
Prémio Natali 2024 países elegíveis
28 DE MAIO DE 2024
Prémio Natali 2024 Perguntas frequentes
28 DE MAIO DE 2024
Natali Prize Privacy Statement - Ceremony
28 DE MAIO DE 2024
Natali Prize Privacy Statement - Contest