Skip to main content
Parcerias Internacionais

Países

A UE define os domínios da sua intervenção e os respetivos objetivos específicos com cada país e região parceiro no quadro do processo de programação. Os planos indicativos plurianuais (PIP) definem as linhas gerais da cooperação da UE nos vários países e regiões. A execução da programação em cada país é estabelecida em planos de ação anuais. 

África Subsariana

As alterações económicas, políticas, sociais, tecnológicas, climáticas e ambientais, as crises sanitárias e a evolução das ameaças à segurança fazem com que estejam a surgir novas perspetivas e desafios no continente africano. A União Europeia apela a uma parceria estratégica com África para fazerem face em conjunto aos desafios emergentes e prosseguirem prioridades e interesses comuns. 

Mais sobre a África Subsariana

Médio Oriente, Ásia e Pacífico

Esta região é extremamente heterogénea em termos de geografia humana e física, economia, progresso social e nível de desenvolvimento e democracia, englobando todo o espetro de países, desde países altamente industrializados a países menos desenvolvidos. No entanto, existem prioridades gerais convergentes para a participação da UE e ações conjuntas, que oferecem possibilidades de maximizar o impacto.

Mais sobre a Ásia, o Pacífico e o Médio Oriente

Américas e Caraíbas

A parceria com as Américas e as Caraíbas é fundamental para a ambição da UE de assegurar uma Europa mais forte no mundo. Esta área diversificada inclui quatro dos parceiros estratégicos da UE (Estados Unidos, Canadá, México e Brasil) e cinco membros do G20. A associação da UE a este grupo de países que partilham as mesmas ideias tem uma importância geoestratégica, pois a Europa e as Américas e as Caraíbas podem ter uma influência decisiva na definição da ordem mundial pós-COVID.

Mais sobre as Américas e as Caraíbas

Países e Territórios Ultramarinos

A associação entre os países e territórios ultramarinos (PTU) e a União Europeia visa promover o desenvolvimento económico e social dos PTU e estabelecer relações económicas estreitas entre estes e a UE no seu conjunto. Baseia-se em objetivos, princípios e valores que são comuns aos PTU, aos Estados-Membros a que pertencem e à União Europeia.

Mais informações sobre os PTU

Aruba

Bonaire

Curaçao

French Polynesia

French Southern and Antarctic Territories

Greenland

New Caledonia

Saba

Saint Barthélemy

Saint Pierre and Miquelon

Sint Eustatius

Sint Maarten

Wallis and Futuna