Ir para o conteúdo principal
Parcerias Internacionais

Países

A UE define os domínios da sua intervenção e os respetivos objetivos específicos com cada país e região parceiro no quadro do processo de programação. Os planos indicativos plurianuais (PIP) definem as linhas gerais da cooperação da UE nos vários países e regiões. A execução da programação em cada país é estabelecida em planos de ação anuais. 

África Subsariana

As alterações económicas, políticas, sociais, tecnológicas, climáticas e ambientais, as crises sanitárias e a evolução das ameaças à segurança fazem com que estejam a surgir novas perspetivas e desafios no continente africano. A União Europeia apela a uma parceria estratégica com África para fazerem face em conjunto aos desafios emergentes e prosseguirem prioridades e interesses comuns. 

Mais sobre a África Subsariana

Médio Oriente, Ásia e Pacífico

Esta região é extremamente heterogénea em termos de geografia humana e física, economia, progresso social e nível de desenvolvimento e democracia, englobando todo o espetro de países, desde países altamente industrializados a países menos desenvolvidos. No entanto, existem prioridades gerais convergentes para a participação da UE e ações conjuntas, que oferecem possibilidades de maximizar o impacto.

Mais sobre a Ásia, o Pacífico e o Médio Oriente

Américas e Caraíbas

A parceria com as Américas e as Caraíbas é fundamental para a ambição da UE de assegurar uma Europa mais forte no mundo. Esta área diversificada inclui quatro dos parceiros estratégicos da UE (Estados Unidos, Canadá, México e Brasil) e cinco membros do G20. A associação da UE a este grupo de países que partilham as mesmas ideias tem uma importância geoestratégica, pois a Europa e as Américas e as Caraíbas podem ter uma influência decisiva na definição da ordem mundial pós-COVID.

Mais sobre as Américas e as Caraíbas

Países e Territórios Ultramarinos

A associação entre os países e territórios ultramarinos (PTU) e a União Europeia visa promover o desenvolvimento económico e social dos PTU e estabelecer relações económicas estreitas entre estes e a UE no seu conjunto. Baseia-se em objetivos, princípios e valores que são comuns aos PTU, aos Estados-Membros a que pertencem e à União Europeia.

Mais informações sobre os PTU