Skip to main content
Parcerias Internacionais

A política europeia de desenvolvimento

A política europeia de desenvolvimento

A política europeia de desenvolvimento promove o desenvolvimento sustentável e a estabilidade nos países em desenvolvimento, com o objetivo último de erradicar a pobreza extrema.

A ajuda ao desenvolvimento é um dos pilares da ação externa da UE, a par das suas políticas externa, comercial e de segurança. A UE e os seus Estados-Membros proporcionam mais de metade de toda a ajuda ao desenvolvimento do mundo, o que faz de nós o principal doador mundial, um doador que investe na paz e na segurança em todo o mundo.

A política europeia de desenvolvimento baseia-se nos princípios fundamentais estabelecidos nos tratados, acordos e estratégias da UE, implementando objetivos internacionais que a UE ajudou a definir e que se comprometeu a alcançar, como a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que define 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável concretos, que estão refletidos no recente Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento.

Procuramos também tornar a política europeia de desenvolvimento mais coerente e eficaz, face aos crescentes desafios resultantes dos conflitos e das alterações climáticas. A coerência das políticas para o desenvolvimento permite-nos minimizar as contradições e criar sinergias entre as diferentes políticas da UE suscetíveis de afetar os nossos países parceiros. E, ao centrarmo-nos na eficácia, esforçamo-nos por alcançar melhores resultados em termos de desenvolvimento mediante investimentos mais inteligentes e específicos.

European Consensus on Development

Together with its member countries, the EU adopted the European Consensus on Development in 2017, as part of its response to the UN 2030 Agenda for Sustainable Development and its Sustainable Development Goals (2015). The consensus defines our shared vision and action framework for development cooperation.

ACP-EU partnership

Our long-lasting relations with African, Caribbean, and Pacific (ACP) countries have evolved over time to adjust to new challenges.

Development effectiveness

Development effectiveness helps us ensure that European development aid yields the best results, through smarter financing.