Ir para o conteúdo principal
Parcerias Internacionais
Anúncio de notícias24 de setembro de 2022Direção-Geral das Parcerias Internacionais6 min de leitura

Segurança alimentar: UE atribui fundos aos países mais vulneráveis de
África, das Caraíbas e do Pacífico afetados pela crise alimentar

food security sahel

A Comissão Europeia afetou um montante de 600 milhões de euros a partir do Fundo Europeu de Desenvolvimento para financiar, de imediato, a prestação de ajuda alimentar, a produção alimentar e a resiliência dos sistemas alimentares nos países mais vulneráveis de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP). O objetivo é contribuir para ajudar os países parceiros e as pessoas mais vulneráveis a fazer face às consequências injustas da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e, nomeadamente, à atual crise de segurança alimentar e ao choque económico por ela desencadeado.

A comissária das Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, declarou: «A resposta rápida e abrangente da UE à situação de insegurança alimentar em que se encontram vários países parceiros vulneráveis da região de África, das Caraíbas e do Pacífico demonstra a nossa sólida solidariedade para com os nossos parceiros, em especial em África, ajudando-os a enfrentar as consequências da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. A curto prazo, estamos a conceder ajuda alimentar e nutricional às famílias e a ajudar os países a adquirir os alimentos de que necessitam. No âmbito da
estratégia Global Gateway, estamos também a procurar encontrar soluções que lhes permitam fazer face aos riscos, atuais e futuros, através de investimentos em sistemas alimentares locais sustentáveis que promovam a sua resiliência.»

O comissário responsável pela Gestão de Crises, Janez Lenarčič acrescentou: «A insegurança alimentar a nível mundial é a nossa maior preocupação. Os dados de que dispomos revelam que dezenas de milhões de pessoas estão a ser afetadas pela escassez de alimentos comparativamente com 2021, um ano já de si bastante difícil. A invasão da Ucrânia veio agravar drasticamente a situação das pessoas mais vulneráveis de todo o mundo, que já se deparavam com as consequências dos conflitos armados, das alterações climáticas e da pandemia de COVID-19. Neste momento é a Somália que está prestes a ser atingida pela fome. Os novos fundos ajudarão as pessoas que vivem uma situação dramática a suprir as suas necessidades alimentares mais urgentes. A UE continua empenhada em ajudar as populações mais vulneráveis. No entanto, a ajuda humanitária não se pode substituir aos esforços necessários para aumentar a resiliência dessas populações. Para pôr termo à forme é crucial recorrer a soluções que promovam o desenvolvimento sustentável.»

Afetação de fundos

A decisão de reorientar rapidamente 600 milhões de euros para a segurança alimentar nos países ACP a partir de fundos anulados dos 10.º e 11.º Fundos Europeus de Desenvolvimento foi anunciada pela presidente Ursula Von der Leyen em junho de 2022, tendo recebido luz verde dos Estados-Membros em setembro.

No âmbito da resposta dada pela Equipa Europa à insegurança alimentar a nível mundial, este financiamento será utilizado para prestar apoio às populações dos países de África, das Caraíbas e do
Pacífico que mais carecem de ajuda humanitária e em que já foram identificados programas para reforçar a segurança e a resiliência alimentar de forma sustentável. O financiamento será repartido
do seguinte modo:

  • África Ocidental e Central: 20 milhões de euros para os Camarões, 10 milhões para o Chade, 10 milhões para a Costa do Marfim, 10 milhões para o Gana, 12 milhões para a Mauritânia, 25 milhões para o Níger, 15 milhões para o Senegal e 10 milhões para o Togo, a fim de contribuir para a produção alimentar e para aumentar a resiliência dos sistemas alimentares. Ajuda alimentar de emergência: 6,5 milhões de euros para o Burquina Faso, 6,5 milhões para os Camarões, 6 milhões para a República Centro Africana, 7,5 milhões para o Chade, 6 milhões para o Mali, 1 milhão para a Mauritânia, 6 milhões para o Níger, 7,5 milhões para a Nigéria e 1,5 milhões para a região.
  • África Oriental/Grandes Lagos: 25 milhões de euros para a RDC, 10 milhões para o Quénia, 10 milhões para o Ruanda, 20 milhões para a Somália e 10 milhões para o Uganda, a fim de contribuir para a produção alimentar e a resiliência dos sistemas alimentares. Ajuda alimentar de emergência: 16 milhões de euros para a RDC, 2 milhões para os refugiados no Burundi, 2,5 milhões para o Corno de África, 8 milhões para a Etiópia, 8 milhões para a Somália, 29 milhões para o Sudão e 5,5 milhões para o Sudão do Sul.
  • África Austral: 10 milhões de euros para o Madagáscar, 15 milhões para o Maláui, 15 milhões para Moçambique e 20 milhões para a Zâmbia. Ajuda alimentar de emergência: 4 milhões de euros para Madagáscar, 8 milhões para Moçambique, 4 milhões para o Zimbabué e 0,5 milhões para a região da África Austral.
  • Caraíbas: 27 milhões de euros para a produção alimentar e a resiliência dos sistemas alimentares. Ajuda alimentar de emergência: 6,5 milhões de euros para o Haiti e 3 milhões para os países das Caraíbas, como a República Dominicana.
  • Pacífico: 10 milhões de euros para promover a resiliência dos sistemas alimentares

Uma componente transversal de 52,5 milhões de euros assegurará a coordenação entre os diferentes programas e amplificará o seu impacto a nível continental e regional. Será atribuído especial destaque ao financiamento sustentável e aos investimentos na agricultura e nas cadeias de valor agrícolas sustentáveis.

Será concedida assistência macroeconómica suplementar no valor de 100 milhões de euros aos países de África, das Caraíbas e do Pacífico de baixos rendimentos, alavancando empréstimos em
condições preferenciais através de uma contribuição para o Fundo Fiduciário de Pobreza e Redução do FMI.
 

Contexto

O mundo encontra-se numa situação de crise alimentar à escala mundial, agravada pela guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. Segundo as estimativas apresentadas na versão atualizada do Relatório Global sobre Crises Alimentares recentemente publicada, cerca de 205,1 milhões de pessoas, em 45 dos países abrangidos pelo relatório, encontram-se atualmente em situação de insegurança alimentar muito grave.

A resposta da Equipa Europa a esta situação inclui quatro vertentes a executar conjuntamente com os Estados-Membros: 1. Solidariedade: ajuda de emergência e comportabilidade financeira; 2. Produção sustentável e resiliência; 3. Comércio: facilitação do comércio de produtos alimentares; 4. Multilateralismo efetivo.

Graças aos 600 milhões de euros adicionais, a UE poderá afetar, até 2024, 7,7 mil milhões de euros a programas de apoio à segurança alimentar e aos sistemas alimentares nos países parceiros. Este
montante inclui cerca de 2,2 mil milhões de euros de ajuda alimentar e nutricional humanitária imediata aos países mais vulneráveis e 5 mil milhões de euros adicionais para investimentos, a médio e longo prazo, em sistemas alimentares sustentáveis.

Para mais informações

Segurança alimentar: UE intensifica o seu apoio aos países de África, das Caraíbas e do Pacífico em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia

Ajuda Alimentar Humanitária

 

Related document

9 DE SETEMBRO DE 2022
Special measure 2022 for the Union response to the food security crisis and economic shock in African, Caribbean and Pacific countries following Russia's war of aggression against Ukraine

 

Informação detalhada

Data de publicação
24 de setembro de 2022
Autor/Autora
Direção-Geral das Parcerias Internacionais