Ir para o conteúdo principal
Parcerias Internacionais
Anúncio de notícias15 de fevereiro de 2022Direção-Geral das Parcerias Internacionais2 min de leitura

Honrar o jornalismo corajoso: as candidaturas ao 30.º Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali estão abertas

natali_prize_2022_press_release.png

O Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali (#NataliPrize), o Prémio de Jornalismo da União Europeia, abre hoje à apresentação de candidaturas. O prémio, que celebra este ano o seu 30.º aniversário, recompensa jornalistas que cobrem temas como a desigualdade, a pobreza, o clima, a educação, a migração, o emprego, o digital, os cuidados de saúde, a paz, a democracia e os direitos humanos.

Jutta Urpilainen, comissária responsável pelas Parcerias Internacionais, afirmou: «O Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali celebra o seu 30.º aniversário. Os retrocessos democráticos observados durante a pandemia, as ameaças híbridas, a desinformação e a redução do espaço para a sociedade civil são fenómenos preocupantes contra os quais os jornalistas lutam. Tal como demonstrado na Cimeira para a Democracia, em dezembro, a UE é uma firme defensora das liberdades fundamentais e daqueles que as defendem, muitas vezes com elevado risco pessoal. O Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali é um símbolo do nosso apoio àqueles que dão voz a quem a não tem e dão a conhecer a verdade.»

Condições de apresentação das candidaturas

Os jornalistas podem apresentar o seu trabalho em formato escrito, áudio e vídeo numa destas três categorias:

  • Grande Prémio: atribuído a uma reportagem num meio de comunicação social com sede num dos países parceiros da União Europeia.
  • Prémio Europa: atribuído a uma reportagem num meio de comunicação social com sede na União Europeia.
  • Prémio Melhor Jornalista Revelação: atribuído ao trabalho de um jornalista com menos de 30 anos de idade, publicado num órgão de comunicação social sediado na União Europeia ou num dos seus países parceiros.

As candidaturas devem ser apresentadas em linha numa das cinco línguas aceites (inglês, francês, espanhol, português ou alemão). As candidaturas podem ser apresentadas a partir de hoje, 15 de fevereiro, até 31 de março de 2022, às 23h59 (hora da Europa Central).

Seleção dos vencedores

O grande júri será composto por jornalistas de renome e especialistas em desenvolvimento internacional de todo o mundo e selecionará os vencedores em cada categoria. Cada vencedor receberá 10 000 euros. Ao vencedor da categoria de Melhor Jornalista Revelação será igualmente oferecida uma experiência de trabalho com um parceiro da comunicação social.

Os vencedores serão anunciados na cerimónia de entrega do Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali durante as Jornadas Europeias do Desenvolvimento de 2022, em 14 e 15 de junho de 2022.

Contexto

O nome do prémio rende homenagem a Lorenzo Natali, antigo Comissário responsável pelo Desenvolvimento e firme defensor da liberdade de expressão, da democracia e dos direitos humanos. O seu espírito tem sido mantido vivo nas últimas três décadas graças ao Prémio, que celebra jornalistas cujos trabalhos destacam os desafios comuns que o nosso planeta e os seus cidadãos enfrentam e inspiram a mudança.

O Prémio foi lançado pela primeira vez pela Comissão Europeia em 1992 para reconhecer a coragem e a excelência do trabalho jornalístico sobre o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Para mais informações

Candidate-se aqui ao Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2022

Regras

Perguntas frequentes

infoatnataliprize [dot] eu (info[at]nataliprize[dot]eu)

Informação detalhada

Data de publicação
15 de fevereiro de 2022
Autor/Autora
Direção-Geral das Parcerias Internacionais