Ir para o conteúdo principal
Parcerias Internacionais

Guinea-Bissau

A Guiné-Bissau é um país na África Ocidental com uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes. O país passou por instabilidade política e fragilidade institucional crónicas desde a sua independência e é altamente vulnerável ao impacto das alterações climáticas. No entanto, a sua localização costeira abre oportunidades ao desenvolvimento do setor das pescas, em que a economia se baseia fundamentalmente. A sua biodiversidade, diversidade cultural, e locais históricos oferecem grande potencial para o desenvolvimento turístico.

 

    A nossa parceria

    A UE apoia a Guiné-Bissau na redução dos seus níveis elevados de pobreza e desigualdade e na resposta aos desafios de governação em linha com o Plano de Desenvolvimento Nacional “Terra Ranka 2025” e a Estratégia Global Gateway da UE.

    A Equipa Europa na Guiné-Bissau junta a UE, o Banco de Investimento Europeu, França, Portugal e Espanha, e concentra-se na educação e formação para uma transição inclusiva e ecológica.

    Ao abrigo do Instrumento de Vizinhança, de Cooperação para o Desenvolvimento e de Cooperação Internacional (NDICI-Global Europe), a UE atribuiu 112 milhões de euros em financiamentos à parceria com a Guiné-Bissau no período 2021-2024. A Guiné-Bissau também beneficia de várias iniciativas multinacionais e globalmente apoiadas pela UE.

     

    Programa Indicativo Multianual para a Guiné-Bissau 2021-2027 - anexo

    Plano de Ação Anual 2023 para a Guiné-Bissau

    Medida Individual 2023 para a Guiné-Bissau

    Plano de Ação Anual 2022 para a Guiné-Bissau

    Plano de Ação Anual 2021 para a Guiné-Bissau

    Programas de trabalho 2014-2020 para a Guiné-Bissau

    Comércio UE-África Ocidental 

     

     

    As nossas iniciativas emblemáticas

    Saúde

    apoiar os resultados já atingidos em saúde materna e infantil. O programa de saúde da UE contribuiu para equipar 5 hospitais regionais e 7 centros de saúde com sistemas de abastecimento de água e de eletricidade solar, e para fornecer equipamento médico de qualidade e equipamento para saúde materna e infantil a 132 centros de saúde. A UE vai contribuir para fortalecer o sistema nacional de saúde na direção de uma cobertura universal, em linha com o Pacote de Investimento Global Gateway UE-África para a saúde.

    Educação

    apoiar a melhoria da empregabilidade dos jovens e das mulheres através da educação e da formação técnica e profissional, em especial no setor da agricultura. Ao abrigo do programa TVET anterior, foram formados 780 jovens e 1020 entraram no mercado de trabalho.

    Cidades

    apoiar programas nacionais de planeamento urbano que promovam um crescimento inclusivo ecológico e melhorar os serviços municipais e locais, como o acesso a água potável e gestão de resíduos.

    Agricultura e pescas

    fortalecer as cadeias de valor da agricultura e das pescas combinando o desenvolvimento institucional, o desenvolvimento e a capacitação do setor privado, enquanto promove o empreendedorismo.

    Transportes

    reforçar uma conectividade segura e eficiente através de reabilitação dos 115 km de estrada que ligam Bissau à fronteira com o Senegal. Isto irá facilitar o acesso da população às atividades económicas e mercados e reforçar o comércio e a integração regional.

    Boa governação

    apoiar a governação democrática e a estabilidade através da promoção de instituições transparentes e democráticas, reforçando o estado de direito, o acesso à justiça e a proteção dos direitos humanos. O apoio da UE concentra-se na capacitação e formação contínua, intercâmbio de conhecimentos e assistência técnica a instituições governamentais, autoridades responsáveis pela aplicação da lei, e organizações da sociedade civil.
     

     

     

    17 DE ABRIL DE 2024
    UE–Guiné-Bissau: projetos no país